Anne Bonny
- evangelinegameredw
- 29 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
No século XVIII, época em que as mulheres tinham pouquíssimos direitos e os homens dominavam, a história (ou lenda, como preferir) de Anne Bonny começa. Sendo chamada por muitos de feminista, ela encontrou na pirataria um modo de se rebelar contra o mundo em que vivia. Mesmo que seja difícil separar os fatos da lenda, podemos ter certeza que Anne foi uma mulher forte e independente, que estava à frente de seu tempo.

Anne nasceu na Irlanda em 1697, de um adultério entre seu pai, William Cormac, e uma camareira. A esposa de William pediu o divórcio, o que fez que se mudasse para as Bahamas. Era uma menina rebelde, mesmo antes de sua adolescência. Tinha cabelos ruivos e pavio curto. Aos 13 anos já cometia diversos crimes e era promíscua. Matou uma amante de seu pai e mandou um rapaz por várias semanas para o hospital, por tentar assediá-la sexualmente.
Foi deserdada por se casar com o fora da lei James Bonny, se mudando para Nueva Providence, cidade dominada por piratas. E foi aí que conheceu Calico Jack (Jack Rackham), tornando-se sua amante. Entrou em seu navio usando roupas masculinas, uma vez que os piratas acreditavam que mulheres a bordo traziam má sorte.
Navegando em busca de riquezas, participou de um assalto a um bergantim. Armada de pistolas matou o vigia noturno em uma noite chuvosa, e graças a sua perícia, caiu nas graças da tripulação. Quando Calico Jack descobriu que Anne estava grávida, deixou o filho em Cuba. Ninguém sabe o que realmente aconteceu com a criança. Foi mais ou menos por aí que Mary Read entrou na história. Há divergências sobre como Mary se juntou a tripulação, se ela estava com os sequestradores de William ou a bordo de um navio mercante Holandês que Calico Jack capturou.
As más línguas dizem que Mary Read e Anne Bonny se tornaram amantes, mas ninguém pode ter certeza disso.

O fim da vida de pirata de Anne aconteceu em 1720, quando o comandante da Marinha Inglesa atacou o navio de Calico Jack “Revenge” (Vingança). E justamente nessa noite toda a tripulação estava bêbada, e não conseguiu resistir ao ataque. Apenas Anne e Mary lutaram, mas foram subjugadas.
Todos foram condenados à forca. Mas Anne Bonny alegou estar grávida (o que era verdade), e foi poupada. Mary Read fez o mesmo, mas foi mandada para uma prisão na Jamaica, onde morreu um ano depois.
A morte de Anne é incerta. Mas, de acordo com o Oxford Dictionary of National Biography (2004), o pai de Bonny pagou seu resgate. Deu a luz ao segundo filho de Calico Jack e seu casou com Joseph Burleigh.
Suas últimas palavras para Calico Jack foram “Lamento por te ver assim, mas se tivesse lutado como um homem, não seria enforcado como um cão.”
Não gosto de acreditar que Anne Bonny terminou seus dias vivendo como uma dona de casa pacata. Prefiro pensar que ninguém sabe o que realmente aconteceu, e que Anne fugiu para outro navio, e viveu como pirata até o fim de seus dias.

Comments